Você sabe qual foi o primeiro jornal? E sabe surgiu o jornal que a gente conhece hoje? Então vamos descobrir e surpreender com a magnifica história do jornal.
O primeiro jornal é muito diferente do que a gente conhece hoje. Eram simplesmente grandes tábuas de pedras esculpidas com as notícias e dexadas em local com movimentação. Sim, tipo aquelas dos Flinstones! Surgiu em torno de 69 a.C e foi fruto do desejo de Júlio Cesar de informar sobre os fatos sociais e políticos do império. Olha a inteligência do cara!
Mas o jornal que a gente conhece hoje, de papel e impresso com tinta surgiu em 1447 com a grande invenção de Johannes Gutenberg, a imprensa. Isso possibilitou distribuição de massa de material escrito, como livros e o jornal, sendo este muito popular entre os comerciantes por conta das notícias mercantis. Também existiram jornais escritos a mão, alguns mais antigos que o impresso, como o da China, surgido no século VIII.
Já no século XVII, na época industrial, a imprensa de Gutenberg era conhecida por todo o mundo e a confecção de jornais e livros era bem popular. O jornalismo passou a ser muito mais profissional com a criação de cursos superiores em universidades européias. Nesse mesmo período, também foi criada a ideia da liberdade de impresa, ou seja, qualquer notícia poderia ser publicada desde que ela fosse real.
Em 1844, com a criação do telégrafo, a passagem de informações se tornou muito mais rápida. Repórteres enviariam informações às suas redações em questão de minutos, o que antes poderia levar horas ou dias (isto é, o tempo necessário para que ele chegasse lá!). Com isso, a disseminação de informação foi agilizada.
Já no século XX, os jornais se tornaram ainda mais populares! Naquela época, 1 em cada 2 americanos lia jornal pelo menos uma vez por dia, isso não é incrível? Entre 1890 e 1920, tem-se a época de ouro dos jornais. Esta popularidade só decai quando o rádio entra em cena. Sendo mais interessante para publicidade e também para os próprios jornalistas, o jornal tradicional foi perdendo o destaque. Para revidar, mudanças são feitas: mais fotos são usadas em cada página (em cor, que legal!), linguagem mais informal e sessões destinadas a esporte e humor.
Tudo ia bem até que outro grande concorrente chegou: a televisão. Ela derrubou totalmente o jornalismo clássico do pódio, e a partir de 1950, a TV passou a ser o principal canal de mídia do mundo. Mais recentemente, com a invenção da internet, a distribuição de informação foi totalmente alterada e agora temos várias maneiras de nos mantermos atualizados sobre o que nos cerca.
É isso, gente, fiquem ligados no blog e até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário