Pauta, a salvação

on segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Então, galera, nas últimas aulas, nossos professores trouxeram um assunto novo para nós:
  A pauta!


 É ela que nos orienta em relação ao desenvolvimento da matéria e nos ajuda a cumprir nossos objetivos perante o texto sem fugir do assunto da reportagem! Na pauta, nós também colocamos fontes, isto é, as pessoas que serão entrevistadas e as suas respectivas perguntas. Na nossa aula de análise e pesquisa, até fizemos uma reunião de pauta para discutirmos sobre os temas de nossos futuros trabalhos.
Aqui embaixo, vamos deixar um exemplo de pauta, que foi na verdade o trabalho de uma das meninas do nosso grupo daqui do blog. Aos poucos, vamos melhorar cada vez mais nossas pautas!
Até a próxima!

"
Neste ano, o povo brasileiro elegerá o novo presidente do país, além de senadores, governadores e deputados federais, e é necessário que os jovens eleitores brasileiros estejam cientes do grande poder que têm nas mãos. É de suma importância que se conheça os candidatos, traçando seu passado na política e pesquisando sobre suas propostas de campanha. Os jovens brasileiros devem lembrar que seus votos podem mudar o destino do país e de seu cotidiano, e não se deve desperdiçar a chance de melhorar o país.
Criando reportagens sobre os ideais  e os perfis dos principais candidatos (Os que têm a maior percentagem de voto) de maneira objetiva, estes jovens adultos poderão ficar a par do que se passa no meio político e descobrir em quem irão votar. O uso de infográficos que mostre de maneira clara os objetivos de cada concorrente, entrevistas, cobertura de debates e reportagens investigativas sobre a vida e o passado de cada um são alguns dos métodos possíveis para a elaboração desta pesquisa.
As fontes possíveis para este trabalho são:
  • Jovens com idade acima de 16 anos, aos quais serão indagados se têm interesse em política, em quem irão votar, se pesquisam sobre os candidatos e se possuem título de eleitor;
  • Um representante do TSE, que será indagado se os jovens são uma parte forte nas eleições, se acha que as eleições de 2014 poderão mudar drasticamente o país e se acha que a preocupação com a política está mais presente no dia-a-dia do jovem brasileiro;
  • Um sociólogo, que responderá as perguntas: Qual o reflexo que todo o frenesi criado pelas manifestações de 2013 podem ter nestas eleições,  o que o jovem brasileiro pode fazer para se manter informado sobre a política e qual a importância da política para a construção de um cidadão;
  • Diretor de um colégio, que responda as perguntas: O que ele acha sobre um adolescente de 16 anos ter o poder de votar, o que ele acha que a escola poderia fazer para incentivar o exercício da cidadania e qual a importância da escola sobre esse assunto.
"

Jornais Impressos X Internet

on sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Com o constante crescimento do acesso à internet pelo brasileiro surge uma questão: Será que isso afeta as vendas dos meios mais tradicionais de informações? Com o surgimento da TV essa mesma questão surgiu em relação ao rádio, que como podemos ver, ainda se mantém ativo mesmo depois de tantas inovações na comunicação.
Atualmente, as pessoas passam mais tempo na internet do que na Tv, além disso, um levantamento nacional feito em março deste ano divulgado pelo ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Sociall constatou que 75% dos entrevistados  já não leem mais jornal. A pesquisa indica também que a TV ainda é o meio mais consumido pelo público, mas que também está perdendo espaço para a internet.
A internet chegou com tudo e a tendencia é de crescer cada vez mais. O governo também está contribuindo para esse crescimento informou a presidenta Dilma Rousseff na coluna Conversa com a Presidenta. Será que os jornais conseguem continuar em circulação ou seus dias estão contados?
Fica aí a reflexão para os nossos leitores. Até a próxima, gente!

Fontes:


Guia Rápido de Estrutura de Notícia

on segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Olá, pessoal!
Enquanto vocês esperavam por mais atualizações do blog, aprendemos ainda mais sobre jornalismo em nossas aulas! Uma das últimas aulas que tivemos foi sobre como é a estrutura de uma matéria de um jornal impresso.

Uma das primeiras coisas que devemos falar é sobre a arbitrariedade do jornalista perante a notícia, isto é, ele tem o direito de escolher como e o que ele vai contar sobre aquele fato, o que é meio estranho de pensar, já que eles podem realmente interferir no que nós sabemos sobre determinado assunto!
Mas tudo bem... Vamos continuar xD
A estrutura da básica de uma notícia é a seguinte:
  • Título
    • O Título tem de ser bem atrativo para chamar a atenção dos leitores. Não pegou, não leu!
  • Lead
    • É o lugar para se responder as perguntas mais importantes: Quando? Quem? Como? Por quê? O quê? Onde?
  • Sublead
    • Caso você não tenha conseguido dizer tudo que queria no parágrafo do lead, este é o lugar para se aprofundar mais no assunto e dar as informações secundárias do assunto! Não se esqueça de estabelecer relações com o resto da matéria. 
  • Corpo de Matéria
    • Onde tudo se desenvolve, estique o assunto aqui!
  • Intertítulo
    • Recurso da edição que serve para dinamizar a leitura e também prender a atenção do leitor no texto. Usa-se palavras chaves para isso, como se dividisse o texto em tópicos.
Então, gente é isso! Espero que este guia rapidinho aqui seja útil para vocês, futuros jornalistas!

Até a próxima!

Jargões?

on terça-feira, 5 de agosto de 2014

Saudações, galera. Conhecemos bem o que é jornalismo, mas sempre há alguns mistérios não solucionados para nós! Na nossa última aula, ficamos a par de alguns jargões, existem muitos e são realmente curiosos!
Que tal aprender alguns deles?


Chapéu - Uma frase curta acima do título relacionada ao assunto da matéria. É mais presente em jornais impressos, sendo difícil de encontrar em sites.


Lead - O primeiro parágrafo de uma matéria jornalística costuma trazer todas as informações do fato apresentado, enquanto os outros parágrafos servem de aprofundamento da informação. Por conta disso o primeiro parágrafo recebe o nome de Lead.


Boneco - Fotografas enquadrando o rosto da pessoa, as vezes parecendo foto 3X4, são chamados de bonecos ou de espelho.


Calhau - Publicidade do próprio jornal com intuito de completar uma página com algum espaço vazio.


Ombudsman - Representante dos leitores dentro de um jornal. Tem como obrigação receber as suas reclamações e manifestações sobre a empresa.


Charge - Caricatura contendo narrativa. Quando a narrativa tem mais de uma imagem se torna uma tirinha.


Esses jargões são muito divertidos, mesmo assim, é importantíssimo do jornalista saber o significado de cada um deles. Espero que tenham gostado de conhecer mais um pouco desse super universo.

Até a Próxima!