Então, galera, nas últimas aulas, nossos professores trouxeram um assunto novo para nós:
A pauta!
É ela que nos orienta em relação ao desenvolvimento da matéria e nos ajuda a cumprir nossos objetivos perante o texto sem fugir do assunto da reportagem! Na pauta, nós também colocamos fontes, isto é, as pessoas que serão entrevistadas e as suas respectivas perguntas. Na nossa aula de análise e pesquisa, até fizemos uma reunião de pauta para discutirmos sobre os temas de nossos futuros trabalhos.
Aqui embaixo, vamos deixar um exemplo de pauta, que foi na verdade o trabalho de uma das meninas do nosso grupo daqui do blog. Aos poucos, vamos melhorar cada vez mais nossas pautas!
Até a próxima!
"
Neste ano, o povo brasileiro elegerá o novo presidente do país, além de senadores, governadores e deputados federais, e é necessário que os jovens eleitores brasileiros estejam cientes do grande poder que têm nas mãos. É de suma importância que se conheça os candidatos, traçando seu passado na política e pesquisando sobre suas propostas de campanha. Os jovens brasileiros devem lembrar que seus votos podem mudar o destino do país e de seu cotidiano, e não se deve desperdiçar a chance de melhorar o país.
Criando reportagens sobre os ideais e os perfis dos principais candidatos (Os que têm a maior percentagem de voto) de maneira objetiva, estes jovens adultos poderão ficar a par do que se passa no meio político e descobrir em quem irão votar. O uso de infográficos que mostre de maneira clara os objetivos de cada concorrente, entrevistas, cobertura de debates e reportagens investigativas sobre a vida e o passado de cada um são alguns dos métodos possíveis para a elaboração desta pesquisa.
As fontes possíveis para este trabalho são:
- Jovens com idade acima de 16 anos, aos quais serão indagados se têm interesse em política, em quem irão votar, se pesquisam sobre os candidatos e se possuem título de eleitor;
- Um representante do TSE, que será indagado se os jovens são uma parte forte nas eleições, se acha que as eleições de 2014 poderão mudar drasticamente o país e se acha que a preocupação com a política está mais presente no dia-a-dia do jovem brasileiro;
- Um sociólogo, que responderá as perguntas: Qual o reflexo que todo o frenesi criado pelas manifestações de 2013 podem ter nestas eleições, o que o jovem brasileiro pode fazer para se manter informado sobre a política e qual a importância da política para a construção de um cidadão;
- Diretor de um colégio, que responda as perguntas: O que ele acha sobre um adolescente de 16 anos ter o poder de votar, o que ele acha que a escola poderia fazer para incentivar o exercício da cidadania e qual a importância da escola sobre esse assunto.
"